Amplificando o charme de quem sabe dançar conforme a taça

Chegamos ao mês do signo de Libra, e é hora do artigo da série sobre qual vinho pode atrair o nativo de cada signo, tendo como referência a série Zodíaco dos Vinhos. A data de entrada no signo solar de Libra praticamente coincide com a entrada da primavera no Hemisfério Sul. Ou seja, inicia-se em 23 de setembro, mas, dependendo do ano, pode começar no dia 22, seguindo até 22 de outubro. A primavera não tem a ver com a fundamentação do caráter de Libra, mas não deixa de ser uma estação inspiradora para falar deste signo, muito associado à beleza, ao senso estético e à harmonia.

Libra é um signo de elemento Ar, regido pelo planeta Vênus, que, na mitologia grega, é representado por Afrodite, a deusa do amor e da beleza. O Ar traz a dimensão da leveza, da criatividade e da motivação relacional, enquanto Vênus traz o brilho e o ímpeto afetivo. Seus nativos são considerados pessoas potencialmente casadoiras, com habilidade para seduzir e se relacionar. Talvez por essa adaptabilidade ao relacionamento com o outro, as pesquisas sobre sinastrias para Libra apontam muitas possibilidades de encontros.

As compatibilidades dificilmente vislumbram embates intransponíveis. Isso dificulta um pouco a eleição dos signos mais compatíveis, mas, por outro lado, faz todo sentido quando pensamos em vinhos. Uma pessoa mais flexível, adaptável e “indecisa” (essa é a fama do libriano) pode ser mais fácil de agradar ou, pelo menos, de não desagradar. Então, apresento aqui duas possibilidades, mas ressalto que o leque pode ser mais abrangente.

Tendo em vista o que encontrei na pesquisa, as compatibilidades mais positivas foram com signos de Fogo e de Ar. No primeiro caso, mais por complementaridade, ele viria aplacar um pouco da dispersão libriana; e, no segundo caso, por identificação com a leveza e delicadeza do signo. Como o nosso foco é vinho, busquei esses mesmos elementos entre os vinhos dos signos de Ar e de Fogo e escolhi Gêmeos e Áries.

Gêmeos é o signo rei da sociabilidade, das trocas e da mutabilidade. Uma energia semelhante à do libriano, mas de perfil menos romântico. Vinhos geminianos devem ter a acidez como elemento propulsor, o que os torna mais leves e capazes de equilibrar o peso do álcool e da estrutura tânica, quando necessário. Dentre os indicados pelo Zodíaco dos Vinhos, o que mais representa a sua persona é o espumante, que cai perfeitamente bem na taça de um libriano.

O espumante é aquele vinho que motiva a troca, traz ânimo e alegria a uma conversa. Uma taça de espumante (seja ele um Champagne, um Cava ou um bom método tradicional brasileiro) é sempre uma bela e elegante taça, que um libriano sabe valorizar! Além disso, é uma maravilha para qualquer indecisão em relação à harmonização com comida. O espumante é considerado um vinho coringa para harmonizar, já que consegue ajustar o paladar aos mais diferentes pratos com graça.

Áries é o signo complementar de Libra. O estilo mais determinado e impulsivo do ariano é arrebatador para Libra e, no caso dos vinhos, esse ímpeto se expressa numa combinação entre álcool, acidez e estrutura tânica. Os vinhos arianos indicados anteriormente apresentam essa união de força e vibração e, dentre eles, o que considero mais adequado para agradar o paladar libriano é o clássico vinho ariano, feito da uva Tempranillo.

Principal cepa espanhola, seus vinhos traduzem bem essa associação, mas exprimem também a sensualidade espanhola nos desenhos dos rótulos, na coloração intensa, em aromas arrebatadores, muitas vezes combinados a notas tostadas da passagem por barrica. Imagino os nativos librianos enebriados por uma taça de um bom Tempranillo e todo o imaginário que lhe é inerente, como a altivez dos toureiros, a elegância pungente das dançarinas de flamenco, as coloridas e saborosas tapas da gastronomia mediterrânea.

Visite a página de Míriam Aguiar no Instagram e se inscreva em cursos e aulas de vinhos presenciais e online. Inscrições abertas para as formaçoes em vinhos da Escola CAFA de Bordeaux, representandas por Míriam Aguiar no Brasil. Instagram: @miriamaguiar.vinhos. Blog: miriamaguiar.com.br/blog

Deixe um comentário