A preferência na escolha de vinhos para o signo de Leão é pelo que reforça o seu brilho e não pelo que lhe falta

Chegamos à sinastria do signo de Leão. No Zodíaco dos Vinhos, busquei encontrar uvas e tipos de vinhos parecidos com cada signo e, agora, pela sinastria, avalio a compatibilidade entre os leoninos e os vinhos disponíveis no mercado.

Segundo a Astrologia, os nativos do signo de Leão apresentam uma personalidade que mistura soberba com generosidade. Têm como elemento natural o fogo e são regidos pelo Sol. Brilhante, egocêntrico, fonte de energia e calor, o “Rei da Selva” é, ao mesmo tempo, guardião e autoridade. Aos que são capturados pelo seu magnetismo e autoconfiança, ele também será leal e amoroso, aos que o ignorarem, não saberá esconder a ira da vaidade traída.

As análises de sinastria apontam algumas boas compatibilidades com Leão. Me pareceu menos promissora, no caso do Leão, a tradicional atração entre signos complementares que venho utilizando nos artigos anteriores. O signo complementar a Leão é Aquário, o que me levou a escolher um vinho leonino para o aquariano, quando tratei da sinastria de Aquário. Já no caso de Leão, considero que as interações deste com outros dois signos sejam mais favoráveis do que com o signo oposto.

Os vinhos de essência leonina, de acordo com o Zodíaco dos Vinhos, foram vinhos mais inflamados, de cor intensa, brilhantes, calorosos. Escolher um vinho para o leonino apreciar em sua taça certamente não pode ser um vinho também apagado. Afinal, aquilo que eu escolho para mim não deixa de ser parte do que sou, especialmente se falamos de alguém que gosta de ser visto. Justamente por esse traço narcísico, talvez faça sentido pensar que o leonino irá buscar aquele ou aquilo que projete mais a sua identidade do que o que lhe falta (caso dos signos complementares). Penso que os selfies de leoninos podem ser valorizados por uma bela taça de vinho… certamente a cor, a cena importa!

De acordo com as análises de sinastria, um dos encontros interessantes para o Leão é com o signo de Áries. Ambos são de fogo, vigorosos, com fortes personalidades e cheios de ambição. São vaidosos e valorizam parceiros nada apagados. O vinho clássico ariano do Zodíaco de Vinhos é o da uva Tempranillo, a cepa emblemática espanhola, que praticamente encarna a sua dramaticidade, também simbolizada pelas dançarinas de flamenco, pelos altivos e espetaculares toureiros.

É uma uva com certa semelhança às leoninas, com potencial para taninos, álcool e acidez altos e que faz vinhos de cor intensa, aromas sedutores, cheios de energia! Rioja, Ribera del Duero são DOCs de grande prestígio para a Tempranillo e seus vinhos certamente devem atrair os leoninos.

O segundo signo apontado como boa sinastria e que me parece interessante para o leonino é Libra. Aqui a compatibilidade é menos pelo reforço identitário e mais pela conexão com a qualidade diplomática do libriano e seu apurado senso estético. O que a sinastria aponta é que a convivência com o perfil mais ostensivo leonino não incomoda o libriano. Ambos têm apreço pela sociabilidade e o libriano não se importa em conceder o foco da cena ao outro, pelo contrário, ajudaria ainda a valorizar o cenário. E quem seria este libriano a embelezar a mesa do leonino? Certamente, o clássico vinho de Libra indicado pelo Zodíaco: o vinho rosé.

Os vinhos rosados estão entre os mais atraentes produtos vinícolas em termos visuais e até mesmo olfativos. Suas várias tonalidades de rosa – casca de cebola, pétala de rosa, salmão, morango, cereja – são muitas vezes combinadas com garrafas muito estilizadas atualmente, justamente porque os produtores sabem que o apelo estético visual é um dos grandes méritos deste vinho. Em termos olfativos, também apresenta uma extensa paleta de aromas primários que remetem tanto a vinhos brancos quanto a vinhos tintos. No mais, é vinho fresco, de alegria, fácil de harmonizar conversas e pratos. Cai bem no selfie leonino!

Deixe um comentário