Vários eventos agitam a agenda do enófilo e buscam atrair mais consumidores para o mercado de vinhos
No último artigo, eu falava sobre a aproximação do período de maior consumo de vinhos no Brasil, principalmente do vinho tinto, preferido pelos consumidores e associado ao frio. O inverno só começa oficialmente em 21 de junho, mas as temperaturas começaram a baixar e o mercado já se movimenta para atrair os consumidores de vinhos. Os eventos são importantes como fontes de receita em si e fundamentais para promover um mercado que envolve uma diversidade enorme de rótulos, os quais encontram nesses momentos a oportunidade de se apresentarem aos clientes.
O vinho é um produto que foi incorporado aos grandes varejistas do Brasil bem recentemente e, mesmo nos supermercados, encontram-se produtos mais baratos e de maior volume de venda. A internet e o e-commerce aumentaram extraordinariamente a visibilidade dos pequenos produtores, mas é nesses eventos que o consumidor terá a oportunidade de provar alguns desses vinhos para, posteriormente, comprar aquilo que mais lhe agrada.
No período da pandemia, tivemos uma situação sem precedentes, pois os eventos presenciais foram reduzidos a praticamente zero, e o mundo virtual (em forma de lives e e-commerce), bem como os supermercados, se tornaram os canais exclusivos de acesso ao vinho. Surpreendentemente, o consumo cresceu muito naquele período, já que o lazer ficou bastante limitado e a cultura do vinho e sua relação com a gastronomia foram uma ótima forma de abastecimento hedônico.
A vida voltou ao normal, e a demanda reprimida por eventos, passeios e vida social está aí, mas custear tudo isso, mantendo os níveis anteriores de consumo, com crises econômicas em andamento, ficou mais difícil. Há uma retração do mercado e uma disputa acirrada dos produtores e importadores por consumidores. Assim, a agenda dos eventos de vinhos está repleta e já começa logo cedo no outono.
Neste sábado, dia 20 de maio, acontece o Encontro de Vinhos no Rio de Janeiro, um evento que surgiu em São Paulo há mais de 10 anos e depois foi se ampliando. Pode-se ter acesso ao evento pela compra de um ingresso de R$ 135, com direito a uma taça para degustar vinhos de todos os expositores. Estão previstos 150 rótulos brasileiros e importados. O Encontro de Vinhos do Rio acontece das 14h às 19h no Città Office Mall, na Barra da Tijuca.
Na próxima sexta-feira, 26 de maio, tem início o Rio Wine Food Festival 2023, evento carioca exclusivo que se estende por 10 dias, com ampla programação em vários espaços da cidade: desde encontros mais especializados para o público “entendedor” até atrações com um viés mais informal e democratizador da bebida, como o Wine Bus. O RWFF é realizado pelo Grupo Baco Multimídia e se encontra em sua 10ª Edição. A programação completa pode ser acessada em breve pelo site do evento e ingressos podem ser adquiridos por este link: https://www.ingresse.com/rio-wine-feira-show-de-vinhos
Destaco as Master Classes com a Quinta da Côrte, da região do Douro, e o lançamento da linha Handcrafted da vinícola chilena Montgras, ambas nos dias 31 de maio. Para quem gosta de vinhos argentinos, poderá degustar rótulos de várias vinícolas de peso (Finca Sophenia, Colomé, Rutini Wines, Susana Balbo, entre outras) no Gávea Golf Clube, dia 29/5, segunda-feira.
Um evento totalmente voltado para os profissionais do setor de vinhos será o I Love Italian Wines, promovido pela Italian Trade Agency, em colaboração com as feiras Wine South America e Vinitaly, visando à promoção da indústria italiana de alimentos e bebidas no Brasil, com foco no segmento do vinho. O evento, que teve sua primeira versão em São Paulo no ano passado, será realizado em 2023 também na capital fluminense, no dia 1º de junho, no Hotel Emiliano, em Copacabana. Estarão presentes importadores com seus rótulos italianos e alguns produtores inéditos em busca de inserção no mercado. A edição da capital paulista acontece em 31 de maio.
Em seguida ao RWFF 2023, que termina em 4 de junho, será a vez de outro grande evento desembarcar no Rio: Vinhos de Portugal. Desde 2014, tornou-se um evento muito apreciado pelo público, com degustações de peso, feira com muitos rótulos e animações culturais. Este ano, o evento estreia no Rio de Janeiro, no final de semana de 9 a 11 de junho, e segue para São Paulo, entre 15 e 17 de junho.