Avaliação Nacional de Vinhos 2024 apresenta seleção da nova safra e vem aí Wines of South America em maio de 2025!

A apreciação coletiva dos vinhos brasileiros, que acontece anualmente em Bento Gonçalves, teve sua 32a edição realizada no último 19 de outubro. A edição de 2024 teve um gostinho especial, porque registra o retorno ao formato 100% presencial, modificado pela pandemia e recuperadogradualmente nos últimos dois anos. Além disso, o estado vivenciou uma tragédia recentemente com as enchentes e a realização do evento dentro de sua normalidade é uma evidência do poder de superação de sua população e do segmento de vinhos gaúcho.

O evento deste ano revela a crescente participação de outros estados na competição e isso é consequência do aumento de empreendimentos vitivinícolas no Brasil em áreas antes pouco ou nada dedicadas ao ofício. Foram inscritas 472 amostras por 67 vinícolas de sete estados brasileiros + Distrito Federal: Bahia 15, Distrito Federal 16, Goiás 01, Minas Gerais 03, Paraná 03, Rio Grande do Sul 408, Santa Catarina 08 e São Paulo 18. O Rio Grande do Sul é sempre muito predominante, por ser o mais tradicional produtor nacional e por ter sempre sediado o evento, onde se encontra a Associação Brasileira de Enologia e um grande número de vinícolas. 

O interessante diferencial da Avaliação Nacional é que se trata de uma degustação coletiva, envolvendo produtores, profissionais da área do vinho, estudantes de enologia e apreciadores em geral, mas não no formato de feira, com stands. Uma platéia de cerca de 800 pessoas se reúne nopavilhão do parque de eventos de Bento Gonçalves, diante de um palco onde se encontram organizadores e convidados para anunciar e provar, junto com o público, os vinhos mais representativos da qualidade da nova safra. Neste ano, a amostragem envolveu 16 vinhos de seis categorias: dois vinhos base para espumante, quatro vinhos brancos (tipos aromáticos e não aromáticos), um vinho rosé e nove vinhos tintos (tipos jovem e seco). Quem serviu o grande público (1152 garrafas no total) foram 100 alunos dos cursos de Viticultura e Enologia de universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), Ricardo Morari, 2024 foi uma safra desafiadora, pelos problemas climáticos. Contudo, os bons resultados indicam uma capacidade de gerenciar as adversidades, pois boa parte das amostras inscritas alcançaram acima de 90 pontos nas degustações às cegas classificatórias, realizadas desde setembro pelas equipes de enólogos. Especialmente, o Rio Grande do Sul, enfrentou muitas chuvas desde a época da floração das uvas, na primavera de 2023, gerando perdas de volume em cerca de 24%. Já próximo da colheita, em janeiro e fevereiro deste ano, mais chuvas afetaram a maturação das uvas.

Os vinhos avaliados ainda não estão prontos para serem comercializados. Dentre os finalistas, servidos no evento, 15 foram da Serra Gaúcha e um de São Paulo. Já entre 148 classificados (30% dos inscritos), figuram vinhos de 44 vinícolas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Importante informar que qualquer seleção é um recorte do que há e que nem todos os produtores participam dos concursos. Daí concluirmos que há outros bons vinhos no mundo fora das seleções. 

Aproveito a oportunidade para anunciar que Bento Gonçalves receberá mais um grande evento no primeiro semestre de 2025. A 5ª edição da Wine South America, uma das mais importantes feiras de wine business da América Latina,foi antecipada para o primeiro semestre. Anteriormente programada para acontecer em setembro, a WSA escolheu o mês de maio para a sua realização, com a intenção de ser a feira com caráter mais internacional que acontece no primeiro semestre no Brasil (lembrando que a Prowine acontece no segundo semestre em São Paulo e que Bento Gonçalves já recebe um grande público na Avaliação Nacional). Outro ponto que pauta a decisão é a proximidade das vendas de inverno.

Wine south america
Wine South America

O evento acontecerá entre 6 e 8 de maio de 2025 e reunirá produtores, importadores, comerciantes, especialistas e comunicadores em três dias, com degustações temáticas, rodadas de negócios, palestras e conteúdos que fomentam o setor em suas várias vertentes. 

Além dos lançamentos e destaques das principais vinícolas brasileiras, a feira anuncia a participação de produtores da Espanha, FranCa, Portugal, Geórgia, Uruguai, Chile, Argentina e Itália. É realizada pela Milanez & Milaneze, empresa especializada em exposições na Itália, dentre elas, a importante Vinitaly.

Deixe um comentário