A primeira cepa vai desarmá-los com seus aromas sedutores, e a segunda é companheira das aventuras.
Chegou a hora de sugerir vinhos que possam combinar com os nativos de Áries, por sinastria. Estamos em pleno período de vigência deste signo (21/3 a 20/4), que tem como elemento o fogo e é regido por Marte, o planeta vermelho e o deus da guerra, para a mitologia romana. Seus nativos têm como características o impulso vital; são energéticos, impetuosos e impacientes. Na série do Zodíaco, escolhi como arianos vinhos tintos calorosos e tânicos, com boa acidez.
Levando para a sinastria, que analisa os relacionamentos entre os signos, a maior parte dos textos astrológicos avalia que o ariano teria maior atração e conexão com signos de ar e fogo. Isso porque os elementos água e terra imprimem em seus nativos um ritmo mais calmo e meio desestimulante para o perfil agitado dos arianos. Mesmo assim, existem variações nas análises das combinações entre Áries e os diferentes signos de ar e fogo, com prós e contras. Eu escolhi aquilo que me pareceu mais satisfatório, pensando que estamos falando de vinhos. Ou seja, um vinho que mantenha o ânimo ariano aceso, sem inflamá-lo mais ainda, oferecendo, se possível, um contraponto à sua energia bélica.
Começo por Libra, que tem como elemento o ar e que é considerado o signo complementar de Áries para a astrologia. Os signos complementares são sempre uma referência de equilíbrio. Os librianos têm como mito regente Afrodite, deusa do amor e da beleza, e seus portadores trazem a leveza do elemento ar associada ao senso estético e à busca de um equilíbrio harmônico com o entorno. Librianos seriam, portanto, charmosos, sedutores, diplomáticos, e seus vinhos dotados de vivacidade (elemento ar) e estética: sedutores na cor, nos aromas e no balanceamento gustativo. Este seria o ponto de atração para o ariano: quebrar a sua agressividade de maneira não combativa, mas sedutora.
Tendo em vista esses aspectos, escolhi um dentre os vinhos que indiquei para os librianos anteriormente: feitos a partir da uva Sauvignon Blanc. Trata-se de uma das cepas mais famosas e encantadoras do mundo, especialmente por dois fatores: sua acidez vibrante e sua aromaticidade. Em certos terroirs, ela faz vinhos perfumados, de perfil tropical, impossíveis de não serem notados; em outros, pode gerar vinhos mais vegetais ou cítricos, não menos modestos em aromaticidade. Seus locais de maior reconhecimento atualmente são o Centro-Loire/França, área de clima mais continental, em que ela se expressa de forma muito viva, com acidez crocante, certa mineralidade e boa amplitude em boca. O segundo local é a Nova Zelândia, onde a Sauvignon Blanc se tornou emblema da produção do país, devido ao seu grande êxito qualitativo.
O segundo signo, com boas interpretações de sinastria para Áries, é de fogo: Sagitário. Regido por Júpiter (Zeus na mitologia grega) e associado a Quíron, um centauro (metade homem e metade cavalo) que busca curar suas feridas existenciais por meio da expansão de suas vivências. O sagitariano é frequentemente descrito como o signo dos viajantes, de temperamento curioso e otimista, adaptável a várias circunstâncias. Teria um perfil semelhante ao ariano no ritmo e energia de fogo, só que mais sociável, menos explosivo.
Os vinhos sugeridos como sagitarianos apresentam certa semelhança com os arianos em sua expressão energética, mas com perfis mais dóceis e acessíveis a vários contextos, como o próprio sagitariano. No texto do Zodíaco dos Vinhos, sugeri três uvas, uma para cada decanato de Sagitário. Dentre elas, optei pela Mencía para a sinastria com Áries.
É uma variedade oriunda da Península Ibérica, vinificada especialmente no noroeste da Espanha, onde se chama Mencía, e na região do Dão, em Portugal, com o nome de Jaen. Ainda é pouco conhecida mundialmente. Ela tem pontos fortes de atração e semelhança com o ariano: cor profunda, aromas expressivos, estrutura encorpada – mas faz vinhos menos tânicos e mais acessíveis do que aqueles que sugeri como arianos. Além disso, é uma cepa vizinha à que sugeri como clássica ariana: a Tempranillo. Ou seja, afinada com o perfil ariano, assim como os sagitarianos. Para os arianos, recomendo tirar a prova se vai se identificar mais com os vinhos do seu próprio signo ou com os indicados pela sinastria. Certamente, fará uma ótima degustação!