Num mercado viciado em promoção, esta não é a única campanha, mas vale conferir oportunidades
Novembro é o mês da Black Friday! Por mais que a data funcione distintamente no Brasil, conjugado à própria dinâmica do mercado nacional, há algumas iniciativas que valem a pena. E qual é a dinâmica do nosso mercado? Na verdade, o mercado brasileiro, não apenas o de vinhos, mas, em geral, é meio “viciado” em promoções. Ou seja, vende-se o ano todo, praticamente vinculado a promoções e descontos sistêmicos, diferentemente de países em que anualmente há uma ou duas grandes oportunidades. Cabe até avaliar se isso faz parte da economia emergente ou se tem algum elemento cultural particular do brasileiro.
O fato é que muitas empresas encontram soluções distintas para resolver esse problema de sempre ter que apresentar vantagens em custos: criando clubes para fidelizar em troca de descontos, dando cupons de descontos vinculados a datas, prazos de recompra e outros, aumentando o valor do produto para gerar um desconto ilusório e, o pior, diminuindo a qualidade do produto para manter preços competitivos.
No caso específico do vinho, em que qualidade requer conhecimento e muita gente pode acabar bebendo “vinagre por vinho”, é importante consultar referências de qualidade. Isso vale, principalmente, diante do que apontam algumas pesquisas, isto é, sobre a tendência do consumidor brasileiro em apostar mais em vinhos premium, desconfiando de produtos focados apenas em preço.
Diante disso, vale a pena sim consultar as oportunidades da Black Friday (lembrando que ela não é a única campanha), sem deixar de estar atento a boas fontes de referências de qualidade, pois melhor do que comprar barato é pagar um preço justo por um bom produto.
Fiz uma pesquisa junto a importantes fornecedores de vinhos sobre as campanhas da Black Friday e divulgo no site o que tem de interessante por aí. O dia oficial da Black Friday é 29 de novembro, mas alguns começam a campanha no início do mês e continuam até o final de novembro ou até o final dos estoques. Há boas oportunidades, mas os melhores vinhos acabam rapidamente. Outro ponto importante é relacionar os valores de compra online com preços frete ou com o mínimo de compra para isenção de frete. Isso pode fazer a diferença.
Tem um grande catálogo de vinhos, mas atende muito diretamente o varejo, para o qual tem políticas diferenciadas. No site, a Black Friday está trabalhando com bebidas destiladas e cervejas.
Prestigiado produtor brasileiro, atua também como importador e parceiros de outras produções. Pelo site, há ofertas de até 70%. Os descontos altos atingem mais produtos importados de alto valor do que os nacionais.
A Cellar vem fazendo campanha intensa desde o início do do mês junto de seus canais com o consumidor (site, email, WhatsApp). É uma importadora focada em um público mais enófilo, visando trazer perfis menos populares e por isso cresceu muito a partir de um clube de vinhos com esse perfil de público. Uma das campanhas é a abertura para entrada vantajosa como sócio deste clube, que estava fechado. Mas há uma lista de rótulos no site com descontos entre 15% e 30% e ofertas que podem ser obtidas pelo contato direto com algum consultor.
Importador com extenso catálogo, a Decanter soltou uma lista de cerca de 150 rótulos, aplicando descontos entre 15% e 40%. Os descontos mais altos costumam valer a pena, já que trabalham com muitos bons produtores, incluindo nacionais. Há lojas em alguns locais – ver no site campo Enotecas.
Empresa carioca, com muitos consumidores ligados a um clube de vinhos, para o qual seleciona boas barganhas. Atendem diretamente pelo site ao público em geral. Enofriday pode ser conferida e vendida pelo site.
Grande rede de vendas, com muitas lojas no Brasil franqueadas, a Grand Cru soltou a campanha no início do mês também e está com uma lista de aproximadamente 170 rótulos em promoção, cujos descontos podem chegar a 60%, mas boa parte gira em torno de 30%.
A Black Friday da Mistral tem grande valor, porque além do vasto e rico portfólio, eles concentram ofertas para poucos momentos. É a hora de obter descontos em alguns vinhos mais caros e raros. Eles iniciaram algumas campanhas de Pré Black Friday e já abriram a lista oficial nesta sexta. Descontos podem variar de 15% a 65%. Compras podem ser feitas pelo site e há lojas também em algumas capitais, como no Rio.
Também ligada ao grupo Mistral Vinhos, apresenta política semelhante, com uma lista de mais de 150 rótulos com descontos até 65%, embora com uma concentração em torno dos 35% de desconto. Possuem lojas em São Paulo, Rio e Brasília, mas boa parte da operação pode ser feita online.
Especializada em vinhos alemães, a campanha da Black Friday 2024 da Weinkeller está focada em rótulos novos que acabaram de chegar da Alemanha e na pré-venda de alguns vinhos especiais. Como os produtores são muito selecionados, vale a pena aproveitar essas oportunidades para conhecer os bons vinhos alemães. WhatsApp +55 11 95916-0943
Tem uma lista em torno de 16 rótulos com descontos de 70%, todos numa linha mais barata e com o desconto se tornam verdadeiras barganhas. Sempre importante fazer uma triagem do que vale a pena. Vendas pelo site.
Tem um portifólio mais enxuto, construído numa relação próxima para um clube de vinhos, de onde nasceu. Boas compras preço/qualidade. Atuam principalmente pelo site e por relação direta com consumidores finais via WhatsApp. Apresentam muitas campanhas ao longo do ano e na Black Friday há 16 rótulos com mais de 50% de desconto.
Também focado num público mais enófilo, pelo foco em pequenos produtores, a Wines for You, foi lançando a cada semana, rótulos de distintas regiões para alcançar um total de cerca de 100 rótulos. Descontos iniciam normalmente em 15% e aumentam de acordo com o número de garrafas. O custo de frete também diminui de acordo com região e volume de compra.
Importador de vasto catálogo e bons produtores, usa os pontos de venda e sites para divulgar suas campanhas. Começou a Black Friday em 01/11, quando colocou uma lista de 200 vinhos com descontos que variam, especialmente entre 30% e 50%. Como possuem lojas em algumas capitais, como no Rio, o cliente pode receber em casa rapidamente se estiver nessas cidades.
Outro grande importador, com algo de vinho nacional também. Atua como muitos representantes no país. Pelo site, é possível verificar que há rótulos com até 50% de desconto, mas não apresentam a divulgação dos valores aberta. Pelo site, te encaminham para contato via WhatsApp.