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Livros

O vinho na era da técnica e da informação – Um estudo sobre Brasil e Argentina

Surpreendente e revelador, este livro possibilita ao leitor um novo olhar sobre o vinho e sua indústria. É principalmente das questões política, econômica e cultural que Míriam Aguiar trata ao se debruçar sobre o setor vitivinícola, atenta às especificidades desta nova era, fortemente regida pela tecnologia e pelas ciências da informação numa atmosfera globalizada e globalizante. Para isso, apresenta um estudo comparado entre Brasil e Argentina, sem deixar de contemplar elementos históricos de outras nações, no qual o foco é a difusão midiática da cultura e do consumo do vinho.

Como se caracteriza o chamado “Novo Mundo do Vinho” – que chega depois de um período de transformações da bebida em seus processos produtivo, comercial e comunicativo-promocional – no que diz respeito ao seu consumo e à sua difusão midiática? O que este estudo comparado entre países com representações tão diferentes na indústria do vinho revela?

A autora apresenta aqui uma recapitulação histórica do desenvolvimento do setor e tece uma análise crítica do panorama vitivinícola, que sofreu alterações a partir das últimas décadas do século XX, em âmbito internacional. É sob essa perspectiva diferenciada que Míriam Aguiar nos apresenta a nova cara do vinho, adaptado às especificidades contemporâneas de consumo, cultura e sociabilidade.


A qualidade no consumo do vinho

A qualidade no consumo do vinho nos brinda com informações importantes sobre um mercado cuja expansão, no mundo, vem se fazendo não só de modo quantitativo, mas, sobretudo, qualitativamente. Os apreciadores dessa bebida, no Brasil, tornam-se cada vez mais exigentes, lançando mão de vários critérios para realizar suas escolhas diante da diversificação dos produtos: preço, é claro, mas também região de origem, características do paladar e possibilidade de harmonização de um vinho específico com determinados pratos. A harmonização, aliás, recebe aqui um tratamento especial. Míriam Aguiar registra os resultados de um projeto de enogastronomia, baseado na experiência de degustação de vinhos e iguarias realizada em três cidades brasileiras que, de modo pioneiro, estabeleceu a harmonização entre vinhos e alguns pratos típicos da cozinha nacional.


Artigos

Indicações Geográficas – Qualidade e origem nos mercados alimentares

1ª edição: 2013
Direitos Reservados desta edição:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais

PPGCOM UERJ
Comunicação e Contemporaneidades – 2